sábado, 2 de abril de 2011

não sei o que fazer muitos canarinhos morrem no ovo ,estão prontos para nascer mas morrem e não nascem sera que alguem me pode ajudar? nunca me aconteceu isto assim as vezes  la aparecia um ou outro mas este ano e de mais se alguem me pode se ajudar eu  eu agradecia imenso obrigado.

2 comentários:

  1. Boa tarde Sr. Lopes,
    Eu não serei a pessoa mais indicada para lhe responder porque ainda sou um bocado maçarico nestas andanças, mas vou transcrever aquilo que colegas me disseram a este respeito.
    Podem ser diversas causas, pode o pássaro morrer porque está doente, pode ser por exemplo salmonelas, eu já me aconteceu isso nuns Bengalins que tive em que morriam todos dentro dos ovos, depois de fazer o tratamento isso deixou de acontecer, pode também ser porque não conseguem picar os ovos e morrem lá dentro, que segundo um colega me disse ontem a propósito de uma situação idêntica que tive aqui, que pode ser falta de humidade. A casca do ovo fica muito rija e os pássaros não a conseguem picar, este colega disse-me que 2 dias antes dos nascimentos pulveriza os ovos com água. Eu como coloco sempre as banheiras 2 vezes por semana nunca me preocupei com isso e também só agora é que me aconteceu.
    No meu caso os passaritos não estavam doentes,não conseguiam era abrir a casca, porque eu abri os que restavam e acabei por retirar os pássaros ainda vivos, neste momento ainda não fui espreitar e não sei se sobreviveram ou não.
    Dentro daquilo que sei espero ter ajudado.
    Abraço,
    João Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Boas Sr. Lopes.
    Eu reitero a opinião do Sr. João Rodrigues. Mas julgo ser mesmo falta de humidade e as crias ficam coladas no interior dos ovos, logo não conseguem fazer as movimentações necessárias para eclodir os mesmos.
    O problema pode ser resolvido com banheiras, recipientes com água ou mesmo por exemplo com a colocação de pequenos panos humedecidos relativamente perto do ninho (mas convém ser sempre no exterior dos viveiros).
    Esse problema em princípio irá desaparecer com o aumento da temperatura, pois originará uma maior transpiração das fêmeas aquando no choco.
    Cump. e boas criações.
    canariosacmatos

    ResponderEliminar